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DISTURBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO E APRENDIZAGEM ESCOLAR


Nome: Maria Silvia Nacao,

Categoria: Caso Clínico

Descrição:

DISTURBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO E APRENDIZAGEM ESCOLAR


Maria Silvia Nacao, Silvia Maria Buratti Corrêa, Gerson Paulino dos Santos, Pedro Pileggi Vinha

Resumo
Este trabalho objetivou buscar evidências acerca da relação entre os Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS) e o baixo desempenho escolar. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura incluindo livros e artigos, contendo estudos relacionados à Síndrome do Respirador Bucal (SRB), DRS e aprendizagem escolar nas áreas de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, neuropsicologia e otorrinolaringologia. Desenvolvimento: O Ronco Primário (RP) desestabiliza as vias aéreas superiores e alerta para a possibilidade da presença da SRB ou da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) em crianças. A má qualidade do sono contribui para prejuízos dos escolares nos campos físico, emocional e intelectual, pois sucessivas noites mal dormidas provocam agitação, irritabilidade e agressividade. Pode, ainda, contribuir para desatenção e dificuldades de concentração na resolução das atividades escolares1,10,6. Muito frequente na população pediátrica, a SRB apresentou uma prevalência em crianças de três a 14 anos de idade variando entre 37,2% a 77,8% 5,16, 2, 7, 3, 15. A prevalência dos DRS em crianças com SRB foi de 55%, sendo considerada alta quando comparada aos dados internacionais17. Principal sintoma presente em praticamente todas as crianças com SAHOS, o RP foi identificado por Gregório et al. (2008) como o preditor clínico mais importante para o seu diagnóstico, com uma boa sensibilidade (91%) e razoável especificidade (75%); e estando presente, também, na SRB. Conclusão: A relação positiva entre os DRS e o mau desempenho escolar foi encontrada em 14 dos 17 estudos analisados. Consideração: A ausência de padronização dos exames, testes e métodos para diagnosticar a SRB e os DRS, bem como para avaliar aspectos cognitivos de escolares demandam pela realização de mais estudos interdisciplinares e multiprofissionais para evidenciar e validar cientificamente a sua estreita relação.

Palavras-chave: Síndrome do respirador bucal, Distúrbios respiratórios do sono, Aprendizagem escolar, Ronco Primário

 

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