24

JUN 2020

Sobracom 45 anos

Sociedade Brasileira de Correções Odontomaxilares, fundada em 1975 por um grupo de Cirurgiões-dentistas fascinados com a possibilidade de tratar as mal oclusões de uma forma diferente e que poderia ser utilizada desde os primeiros anos de vida até a maturidade.

Durante estes quarenta e cinco anos de existência manteve seu propósito original, divulgar e ensinar a Ortopedia Funcional dos Maxilares bem como a Ortodontia, duas especialidades odontológicas.

É interessante saber um pouco da história da Ortopedia Funcional. Os princípios fundamentais sobre os quais ela se apoia começaram a surgir ainda no século XIX. Em vários países europeus, especialmente na Alemanha, clínicos estudiosos e interessados nas relações entre os diferentes órgãos que compõem o corpo humano, perceberam a relação entre a mal oclusão e diferentes problemas de saúde. Passaram, então a desenvolver técnicas direcionadas a casos específicos contrariando conceitos anatômico funcionais estabelecidos. As observações clínicas dos pioneiros foram posteriormente comprovadas através de trabalhos realizados em Universidades e Centros de pesquisa renomados.